4 de nov. de 2011

Busca pela produtividade ou perda de tempo ?

Pelo que eu leio sobre o assunto e pelo tempo que eu mesmo dedico a pesquisar sobre ferramentas para aumento de produtividade, fico imaginando quanto tempo no mundo é jogado fora por pessoas que, ao invés de serem efetivamente produtivas e fazendo o que precisa ser feito, compram livros e mais livros, acompanham todos os blogs que podem, testam (e compram) tudo quanto é software ou serviço destinado a "produtividade" sem nunca estarem satisfeitas.

O problema, no meu entendimento, é que não existem ferramentas perfeitas ou que sirvam igualmente para todos; um dia, uma pessoa acha que nenhum serviço ou metodologia existente é bom para ela, então resolver desenvolver um serviço novo ou escrever uma nova metodologia milagrosa... e milhares de pessoas vão atrás.
Mesmo que eu achando que já cheguei a um "pacote" ideal de serviços e programas (basicamente Evernote, MindManager e Dropbox), eu continuo atento a tudo de novo que aparece e estou sempre acompanhando os grupos de discussão, para descobrir novos truques e conhecer as "melhores práticas".
Serviço (ou programa de computador) bom é aquele que você usa toda hora, no dia-a-dia e nem percebe; se você tiver que mudar seus hábitos para se adaptar ao serviço, você logo irá desistir.
Outro consideração importante é que muita gente usa apenas os programas básicos, que vem com qualquer computador e são felizes e produtivos; por exemplo, o Bloco de Notas do Windows, é simples, básico, sem complicação e muito útil para tomar notar, lista de tarefas, escrever seu blog etc.
Assim, temos que segurar um pouco nossa impaciência e ansiedade, refletirmos sobre o que realmente consideramos como "produtividade" e só então investirmos melhor nosso tempo e dinheiro.

Nenhum comentário: