18 de set. de 2008

Escritório Virtual ? Será que é possível mesmo ?

Na capa da edição de setembro de 2008 da PC Magazine temos a seguinte afirmação:

"Você já pode ter seu ESCRITÓRIO VIRTUAL"

A reportagem inicia com uma grande foto de um homem falando ao celular, com o notebook no chão, em um enorme gramado, mas no entanto discorre apenas sobre "escritório online", "cloud computing", "tecnologia que liberta" e deixa de mencionar novamente o tal "escritório virtual" - será que podemos mesmo ter um escritório virtual ? e o que seria isso ?

Em meu escritório, como em milhões de escritórios em todas as empresas, encontramos:

1. Notebook - sem ele não faço absolutamente nada; para trabalhar em outro local, preciso levá-lo comigo para um local com acesso à internet (ítem 3 abaixo) ou utilizar outro computador com acesso à internet  (ítem 3 abaixo), acesso via VPN à minha empresa e que tenha os softwares que preciso (ítem 2 abaixo).

2. Software - Lotus Notes, Sametime, Office, Browsers, MindManager, Firewall, Anti-Virus e aplicações específicas da minha empresa; para trabalhar remotamente todos esses software precisam estar disponíveis; alguns podem ser substituídos por ferramentas online, mas a maioria não.

3. Acesso seguro à internet banda larga; tenho à disposição rede cabeada e wireless; a mobilidade já é possível usando as redes de telefonia celular, nenhum problema aqui.

4. Telefonia fixa e celular; pode ser substituída por VOIP sem problemas.

5. Impressoras; sim, ainda as utilizamos muito mas é possível conviver sem elas por alguns períodos sem prejuízo na produtividade (ao menos na minha função).

6. Energia elétrica; os notebooks conseguem aguentar 3 horas em média operando com bateria; os celulares também precisam ser recarregados; algumas visões de escritórios remotos em locais paradisíacos esquecem desse pequeno detalhe.

7. Segurança; fun-da-men-tal ! um local seguro em todos os aspectos (físico, material, psicológico) é mandatório para que as atividades possam ser feitas com tranquilidade e se tenha a devida produtividade.

Assim sendo, algumas facilidades podem sim ser transferidas para a "nuvem" mas outras são totalmente impraticáveis; talvez isso mude com o tempo, vamos aguardar.

Nenhum comentário: