15 de out. de 2007

Aprenda a tomar notas como Thomas Edison


De acordo com o site lifehack.org, Thomas Edison (como sabem, o inventor da lâmpada) foi um dos maiores tomadores de nota do mundo, deixando ao morrer um diário com mais de 5 milhões de páginas !

O lifehack.org nos passa os elementos principais do sistema de organização de Thomas Edison, e aí vemos como era realmente genial...

1. Todo e qualquer desenvolvimento importante ou com alguma utilidade era registrado, de modo que nenhum esforço você gasto no futuro ao repetir desnecessariamente experimentos e desenvolvimentos já realizados.
2. Visão de futuro; Edison registrava seus compromissos, tarefas, lista de contatos, ítens de ação para revisão posterior, etc (alguém aqui lembrou do GTD ?).
3. Visão do passado; a habilidade de voltar a checar seus registros ajudou Edison em sua defesa em vários processos e evitou muito re-trabalho desnecessário.
4. Os registros eram pesquisáveis; apesar de ser totalmente manual e com altíssimo volume de informações, o sistema era pesquisável através de um sistema de índices e registro cronológico desenvolvido por Edison.
5. Quem, o quê, quando, onde e quanto; Edison chegou ao ponto de arquivar cópias de todos os documentos que recebia e enviava - numa época em que não havia copiadoras nem scanners.
6. Como e quando; o nível de detalhes de seus registros eram fundamentais nos pedidos de patentes e eventuais disputas.
7. Memória incrivelmente poderosa; Edison dispunha de uma mente privilegiada, que complementava com seu poderoso sistema de registro; ao confiar em seu sistema, podia liberar sua mente para ações mais criativas, melhorando ainda mais sua capacidade de memória (novamente, alguém aqui lembrou do GTD ?).

Fonte: How to take notes like Thomas Edison, lifehack.org.

Nenhum comentário: