24 de set. de 2007

Solução de problemas utilizando Mapas Mentais


Solução de problemas é um dos conhecimentos mandatórios para se ter sucesso na carreira profissional, mas achar soluções rápidas e criativas para os desafios e dificuldades que inevitavelmente surgem não é uma tarefa fácil. Quando confrontados com problemas, não raramente, tentamos "forçar" nosso cérebro para achar uma solução. Este não apenas é um péssimo caminho para usar nossa criatividade mas também pode gerar stress enquanto nossa mente "luta" contra um problema.


Temos certeza de que todos estão cientes de que fazer listas infindáveis não ajuda nada na solução de problemas.Através do uso de Mapas-Mentais, no entanto, seu cérebro irá fornecer soluções elegantes e poderosas. Isto porque os Mapas-Mentais irá conter todos os elementos de um problema numa visão única e completa, mostrando quais as áreas devem realmente ser focadas e são uma ferramenta de redução de stress. As cores e figuras estimulam apropriadamente seu cérebro para a tarefa em questão, fornecendo as melhores ferramentas mentais para solução de problemas. Atualmente, a resolução de problemas com o uso de Mapas-Mentias se tornou ainda mais fácil com o desenvolvimento de uma grande variedade de softwares de Mapas-Mentais; tais programas vão muito além dos métodos tradicionais, permitindo uma explosão de criatividade, inovação e compartilhamento de informação que são fundamentais na resolução de problemas.

Há dois métodos de utilização de Mapas-Mentais na solução de problemas:

1) Iniciar com o problema - usar o problema como imagem central e irradiar pensamentos, idéias e possíveis soluções;
2) Iniciar com a solução - usar uma solução possível como a imagem central e trabalhar de trás para a frente.

Ambos métodos são efetivos e melhores resultados podem ser obtidos se ambos os métodos forem aplicados durante a análise de um problema.

Os ramos principais do mapa podem ser:

1) Buscando uma solução - você precisa achar uma solução para o problema imediato;
2) Seu time, empregados, amigos, etc - o que podem fazer para ajudar ? Inclua qualquer conselho que venha a receber;
3) O problema - você precisa analisar o problema, não apenas para buscar uma solução mas para evitar que volte a ocorrer no futuro.

Você deve atacar o problema calmamente, já que não conseguirá nada se estiver em pânico. Criando seus Mapas-Mentais, você irá se sentir no controle da situação já que iniciou um "fluxo de criatividade". O Mapa-Mental irá lhe dar controle total sobre todas as informações relacionadas ao problema, num ambiente seguro e estável, mostrando a figura completa.

Uma boa maneira de estar calmo é se distanciando do problema em questão, fazendo pequenas pausas e retornando com a mente fresca e limpa; uma caminhada curta pode ser ideal para isto; a combinação de ar fresco, saindo fisicamente do problema, exercício físico leve e inspiração criativa faz maravilhas quando se precisa lidar com vários problemas em sua mente. O estado em que sua imaginação pode se liberar é o ideal para se fazer associações em um Mapa-Mental; dando à sua mente um descanso da busca frenética pela solução de um problema, você estará mais propenso a achar essa solução.

Todos somos sempre enfrentados por problemas, no trabalho e em casa, e Mapas-Mentais permitem que os enfrentemos como desafios e os transformemos em oportunidades para mostrar nossa criatividade.

Texto original "Problem Solving with Tony Buzan's Mind Mapping", de Rose Angell

http://www.articlealley.com/article_216977_24.html

Nenhum comentário: