24 de ago. de 2011

Dropmind concorrente ou clone do MindManager ?

No texto abaixo está claro o posicionamento de mercado do Dropmind, um software para mapas-mentais que acaba de chegar à sua terceira versão: igualzinho ao MindManager, porém muito mais barato. Será ? 

Enquanto o MindManager 9 custa US$349, o Dropmind custa USD$39 pela licença de 1 ano ou US$99 pela licença permanente.   


Quando instalei o Dropmind, levei um susto ! A interface é idêntica ao MindManager 7, com o mesmo ar de "antiquada"; neste quesito, trocar o MindManager 7 pelo Dropmind não apresenta qualquer dificuldade.



O uso do Dropmind é bastante intuitivo, assim como o MindManager; os testes de importação e exportação para o MindManager foram bem sucedidos, com excessão de um organograma criado no MM que, ao ser importado pelo Dropmind, perdeu sua formatação (o Dropmind não possui o formato de árvore que eu utilizo no MM).

As facilidades de exportação e importação do Dropmind impressionam pela variedade de opções.



Assim como o Mindmanager, o Dropmind também oferece um serviço online de criação e colaboração de mapas-mentais, que pode ser acessado via browser ou através da versão desktop do Dropmind.

Considerando todas as features disponíveis no Dropmind ele é certamente uma alternativa atraente ao MindManager, principalmente para os usuários individuais que não tem condições de arcar com o custo da licença do MindManager; usuários corporativos devem considerar outros aspectos antes de migrar, como o acesso ao suporte, serviços de implementação no Brasil (oferecidos por parceiros da Mindjet), integração com bancos de dados etc.

O Dropmind certamente leva muita vantagem em relação a outras alternativas como o xMind, que possui uma interface  ultrapassada e cujos recursos mais importantes (mas ainda assim muito inferiores ao DropMind) só estão disponíveis em sua versão paga.

Nenhum comentário: